quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
WikiLeaks - Julian Assange em Liberdade
"É ótimo sentir o cheiro de ar fresco de Londres de novo". Essas foram as primeiras palavras de Julian Assange em liberdade.
Depois de pagar uma fiança de 200 mil libras (cerca de R$ 530 mil), Assange está em liberdade provisória. Segundo a emissora BBC ele deve se apresentar em uma delegacia todos os dias às 18 horas e deve respeitar um toque de recolher, ficando livre para sair das 14 as 22 horas.
Julian também teve seu passaporte confiscado e deve permanecer com um identificador eletrônico.
Já em liberdade Assange fez um pronunciamento agradecendo seus advogados, à imprensa, às pessoas que pagaram sua fiança e a todos que o apoiaram e dizendo que continuará o seu trabalho no site WikiLeaks.
Saiba Mais
Matéria da Folha OnLine - http://migre.me/2ZpLv
Matéria do Portal G1 - http://migre.me/2Zqvn
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
A Personalidade do Ano
Eleito como a personalidade do ano pela revista americana "Time", Mark Zuckerberg é o criador do site de relacionamentos Facebook.
Segundo a revista, estamos na "era Facebook" e Mark foi eleito "por conectar mais de meio bilhão de pessoas e mapear as relações entre elas; por criar um novo sistema de trocar informações; e por alterar a forma com que vivemos nossas vidas (...)"
O Facebook hoje já ultrapassou a marca dos 550.000.000 membros, ou seja, uma em cada doze pessoas tem uma conta no site.
A criação do Facebook pelo estudante de Harvard foi tema do filme "A Rede Social", que está em cartaz no Brasil. O filme mostra a série de conflitos do garoto genial e tímido, programador de computadores, que criou uma pequena rede social, com a intenção de relacionar alunos de faculdades americanas e se tornou o bilionário mais jovem do mundo.
A polêmica da criação do Facebook é marcada por disputas judiciais entre Mark e outros estudantes de Harvard que afirmam serem os verdadeiros idealizadores do site.
Apesar de Zuckerberg ter sido eleito como personalidade do ano pelos editores, no voto popular a revista afirma que o mais votado foi Jullian Assange, fundador do site WikiLeaks, que recebeu 382.024 dos 1.249.425 votos.
Notícia do filme no Portal G1 - http://migre.me/2XKmY
Notícia da Folha OnLine sobre "A Personalidade do Ano" - http://migre.me/2XKpK
domingo, 12 de dezembro de 2010
Edição Especial - 30 Anos da Morte de John Lennon
Oito de dezembro de 1980, um dia que ficou marcado na história. Em frente ao Central Park, no edifício em que morava, John Lennon é parado por Mark David Chapman, um suposto fã que atira 5 vezes contra ele, acertando-lhe 4 balas de calibre 38.
A policia chega logo depois, leva-o para o hospital na própria viatura, mas ele já chega morto.
Chapman permaneceu no local e após ser preso e pediu desculpas aos policiais pelo "transtorno que havia causado". Condenado à prisão perpétua, até hoje está em cela separada dos outros detentos devido a ameaças de morte que recebeu.
Segundo o próprio assassino, o que motivou o crime foi uma declaração de John, dizendo que os Beatles seriam mais populares que Jesus. Chapman também afirma ter se irritado ao ouvir a música Imagine, na qual passa a mensagem de que céus e inferno não existem e diz que John estava à zombar das pessoas em trechos da música como "Imagine no possessions" [Imagine que não exitam posses] pois ele mesmo estava ganhando muito dinheiro, comprando fazendas e iates.
Essa semana completou 30 anos da morte de um ídolo, que ficou na memória de todos pelas suas canções maravilhosas e seu posicionamento sobre religião, modo de vida e seu estilo ativista anti-guerra.
O blog Editorial queria deixar uma homenagem a ele e agradecer por tudo que ele representou no mundo como músico e como pessoa.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
WikiLeaks
O WikiLeaks é sem dúvida a pauta que foi mais discutida essa semana em todos os jornais do mundo. Um homem chamado Jacob Appelbaum, mantém no ar um site que tem como objetivo divulgar informações que o governo americano faz questão de esconder. Ele invade os computadores de membros do governo e retira essas informações para publicar.
O site já tinha estado na mídia no mês de julho quando divulgou documentos confidencias da guerra do Afeganistão, mas agora ele fez mais, publicou o que Daniel Ellsberg chamou de "a maior divulgação não autorizada desde os Papéis do Pentágono". Muitos documentos que tratam da opinião do governo americano sobre outros governantes do mundo foram publicados no site, deixando a cúpula americana em uma grande "saia justa".
Jacob e outros colaboradores do site também, atacaram virtualmente a promotoria da Holanda depois da prisão de um jovem que admitiu ter participado de manifestações em defesa do WikiLeaks e derrubaram sites como os do governo e da justiça da Suécia e dos EUA por pedirem a prisão de Julian Assange. Tiraram do ar sites como o da MasterCard, que retirou o apoio financeiro ao site depois do vazamento de informações e atacaram a página brasileira da montadora Citroën, que exibiu nessa madrugada uma mensagem que pedia liberdade a Julian Assange.
Julian Assange é um dos fundadores do site WikiLeaks. Recentemente ele foi acusado de estrupro e assédio sexual por uma mulher na Suécia. Assange está preso e pode ser extraditado para os EUA.
A prisão dele desencadeou uma grande discussão em todo o mundo sobre a possível existência de um complô, já que as acusações coincidentemente aparecem em um momento em que o WikiLeaks desafia abertamente o governo americano.
Segundo o próprio Jacob Appelbaum, a luta dos colaboradores do WikiLeaks é para que todos possam ter o direito de se expressarem via internet em anônimato, sem que governos possam ver IP e rastrear de qual computador vêm aquelas informações.
Jacob criou até mesmo um programa chamado Tor, que impede que o hackers possam ver para quem estão sendo mandados e-mails e mensagens. Esse programa foi usado por muitas pessoas no mundo todo e mostra um indício da ideologia de Appelbaum.
Julian Assange continua preso e esperando por julgamento enquanto Jacob Appelbaum está desaparecido.
Saiba Mais
Site WikiLeaks -http://migre.me/2TxNL
Matéria da Rolling Stone - http://migre.me/2RjRg
Matéria (em vídeo) da Globo News - http://migre.me/2RruF
Um Novo Oasis
Um dos assuntos mais comentados no mundo da música essa semana foi a banda Beady Eye, formada por quatro ex-integrantes do Oasis. Liam Gallagher, Gem Archer, Andy Bell e Chris Sharrock lançam seu primeiro clipe com a nova banda e já divulgam o lançamento do seu primeiro álbum que se chamará Different Gear, Still Speeding.
Com previsão para uma turnê em março do próximo ano, muitos fãs do Oasis podem presumir que poderão ouvir novamente os hits da banda ao vivo, mas não é isso que afirma o guitarrista Gem Archer. Em entrevista à revista Q. ele diz que não pretende tocar nenhuma música do Oasis na turnê. Será mesmo?
Noel Gallagher, ex-integrante que rompeu com a banda após uma briga com o irmão Liam começa a gravar seu disco solo. Ele disse à imprensa que deu um tempo na carreira para descansar e aproveitar um pouco a família mas que já está de volta aos estúdios com um novo trabalho ainda sem nome, mas que deve ser lançado em breve.
Esperaremos então para ver quem terá mais sorte na carreira pós Oasis.
Saiba Mais
Clipe Bring the Light - http://migre.me/2MJND
Faixas do álbum Different Gear, Still Speeding - http://migre.me/2RiKo
Notas do Editor
Dia nublado, fim de tarde quase noite, mais uma xícara de café sobre a bancada ao lado da Rolling Stone recém comprada. Várias ideias vêm à minha mente. Uma delas, a de criar um blog, poder escrever um pouco sobre tudo o que acontece no mundo.
Escrever para mim sempre foi um processo natural, nunca foi algo fácil porém sempre foi muito agradável.
Escrever um blog... A ideia continuava na minha cabeça e resolvi então que iria fazer.
Entrei no site, criei o layout do blog e aqui estou, tentando criar um primeiro post que deveria ser uma apresentação.
A noite já caiu, muitas outras xícaras de café já foram esvaziadas e muitas páginas de Rolling Stone já foram folheadas.
Meu nome é Lucas, sou estudante do ensino médio, fã de rock e leitor assíduo de livros, revistas e jornais.
Não gosto muito de apresentações, elas tiram um pouco a emoção da descoberta, então ao longo do tempo vocês saberão mais sobre mim.
Saiba Mais
Twitter - @lucasbmiranda
Assinar:
Comentários (Atom)




