O WikiLeaks é sem dúvida a pauta que foi mais discutida essa semana em todos os jornais do mundo. Um homem chamado Jacob Appelbaum, mantém no ar um site que tem como objetivo divulgar informações que o governo americano faz questão de esconder. Ele invade os computadores de membros do governo e retira essas informações para publicar.
O site já tinha estado na mídia no mês de julho quando divulgou documentos confidencias da guerra do Afeganistão, mas agora ele fez mais, publicou o que Daniel Ellsberg chamou de "a maior divulgação não autorizada desde os Papéis do Pentágono". Muitos documentos que tratam da opinião do governo americano sobre outros governantes do mundo foram publicados no site, deixando a cúpula americana em uma grande "saia justa".
Jacob e outros colaboradores do site também, atacaram virtualmente a promotoria da Holanda depois da prisão de um jovem que admitiu ter participado de manifestações em defesa do WikiLeaks e derrubaram sites como os do governo e da justiça da Suécia e dos EUA por pedirem a prisão de Julian Assange. Tiraram do ar sites como o da MasterCard, que retirou o apoio financeiro ao site depois do vazamento de informações e atacaram a página brasileira da montadora Citroën, que exibiu nessa madrugada uma mensagem que pedia liberdade a Julian Assange.
Julian Assange é um dos fundadores do site WikiLeaks. Recentemente ele foi acusado de estrupro e assédio sexual por uma mulher na Suécia. Assange está preso e pode ser extraditado para os EUA.
A prisão dele desencadeou uma grande discussão em todo o mundo sobre a possível existência de um complô, já que as acusações coincidentemente aparecem em um momento em que o WikiLeaks desafia abertamente o governo americano.
Segundo o próprio Jacob Appelbaum, a luta dos colaboradores do WikiLeaks é para que todos possam ter o direito de se expressarem via internet em anônimato, sem que governos possam ver IP e rastrear de qual computador vêm aquelas informações.
Jacob criou até mesmo um programa chamado Tor, que impede que o hackers possam ver para quem estão sendo mandados e-mails e mensagens. Esse programa foi usado por muitas pessoas no mundo todo e mostra um indício da ideologia de Appelbaum.
Julian Assange continua preso e esperando por julgamento enquanto Jacob Appelbaum está desaparecido.
Saiba Mais
Site WikiLeaks -http://migre.me/2TxNL
Matéria da Rolling Stone - http://migre.me/2RjRg
Matéria (em vídeo) da Globo News - http://migre.me/2RruF

sou a favor da wikileaks... devia ter uma wikileaks brasileira pra desmascararem toda a beleza do nosso governo
ResponderExcluir